Você está visualizando atualmente Quarentena: Como lidar com a saúde mental e as crianças em casa #01

Quarentena: Como lidar com a saúde mental e as crianças em casa #01

• Post publicado:28/04/2020

Como já se sabe o isolamento social pode ser prejudicial para a saúde mental de todos nós e para ajudar a todos a passar por este momento mais tranquilos, calmos, menos ansiosos e menos estressados, traremos semanalmente dicar da nosso psicopedagoga.

A nossa união, principalmente neste momento, é muito importante para a evolução de todos.

Como estimular seu filho a criar independência:

1) Mostre que a opinião do filho é válida e faz diferença em determinado assunto.

2) Estimule sempre a fazer escolhas. Comece por questões básicas como escolha de roupa,comida, opções de passeios.

3) Dê obrigações nos afazeres de casa como: arrumar a cama, lavar louça, guardar brinquedos.

4) A higiene diária como: escovar os dentes e tomar banho pode ser realizada sozinha, mas com supervisão dos adultos.

5) Crie uma tabela de obrigações junto com seu filho, coloque em um local visível e faço um contrato verbal com ele, mas os pais ou responsáveis precisam cobrar diariamente.

6) Utilize o celular como despertador nas atividades como futebol, hora de estudo. Incentive a utilizar o despertador para pequenas obrigações na rotina diária.

7) Se tiver bicho de estimação, dê tarefas para ele em relação ao bichinho. Ensine a responsabilidade em relação a um ser vivo.

8) Incentive a fazer a lição sozinho, mas fique por perto caso tenha dúvidas.

9) Incentive a preparar algo na cozinha, como uma vitamina ou um suco e deixe servir para os familiares. Não esqueça que a supervisão de um adulto é imprescindível para esse tipo de atividade.

10) Tenha cuidado com broncas frequentes sem necessidade e não esqueça de elogiar.

Renata Freitas

Psicóloga e Psicopedagoga