[elfsight_social_media_icons id="1"]
COMUNICADO

Comunicado sobre Coronavírus | COVID-19

By 13/03/2020 julho 9th, 2020 Sem comentários

Planejamento de Atividades Acadêmicas e procedimentos Operacionais da Escola, no cenário de Saúde do Brasil.

Prezados Pais, Professores e Colaboradores.

Primeiramente, é importante salientar que até agora NÃO temos NENHUM caso de Coronavírus na Escola. Porém, estamos acompanhando a situação da contaminação do Coronavírus no Brasil e mundo. Ela acaba de ser decretada como pandemia mundial. Diversos países que apresentam uma situação endêmica adotaram medidas protetivas de fechamento e quarentena de escolas. No Brasil, não existe uma diretiva (ainda) sobre o funcionamento de Escolas. Mesmo assim, isto não impede que a escola já pense em regras para eventuais situações.

Conforme orientação de diversas autoridades sanitárias no Brasil e no mundo, não planejamos suspender as atividades da escola, sejam curriculares ou extracurriculares, mas estamos RECOMENDANDO que as pessoas FIQUEM em casa quando DOENTES (ou quando se sintam mal), cubram a boca quando tossirem, lavem muito bem as mãos, em suma boas práticas sanitárias. Também desencorajamos que os alunos troquem comida um com o outro na hora do lanche. É recomendável que se evitem viagens e aglomerações em eventos neste momento.

Já lançamos um informativo sobre práticas para evitar o Coronavírus nesta semana. Está em nossas mídias sociais.

Gostaríamos de salientar que algumas estratégias já estão sendo, ou foram realizadas, entre elas:

  1. Instalamos “dispensers” de álcool gel na instituição;
  2. A partir desta semana será feita campanha de informação aos alunos e funcionários sobre cuidados de limpeza, lavagem adequada de mãos, dentre outras informações, em todas as séries do Fundamental ao Médio;
  3. Programação de Palestra informativa sobre o vírus e cuidados pessoais com médicos para a Escola;
  4. Em caso de ausências devido aos casos comprovados de contato com vírus, iremos abonar com presença e realização de atividades extras;
  5. Enviamos material informativo aos Pais sobre o vírus e procedimentos.

Por isto o propósito deste documento é divulgar o que a escola fará em cenários possíveis.

Acreditamos que devemos ser sempre transparentes e que esta prática reforça a confiança dos pais e responsáveis com a Escola. Queremos compartilhar nossos procedimentos para enfrentar esta possível ameaça, mas pedimos a todos calma e tranquilidade, até porque estes procedimentos visam a proteger nossos alunos e colaboradores.

Por isto gostaríamos de informar aos pais, alunos e professores/colaboradores o procedimento da escola em situações de contato ou até infecção pelo vírus:

1 – Situação 1: Aluno tenha viajado ou tenha contato com amigos ou familiares e pessoas que tenham viajado também, e apresentem sintomas. Alunos que tenham tido contato com pessoas que estão comprovadamente infectadas.

Ação: Afastamento de 14 dias.

No caso de membro da família próximo que tenha visitado países que estejam com elevado índice de contaminação (China, Itália e outros). A Família deverá avisar imediatamente a Escola.

O aluno deverá ficar ausente da Escola por pelo menos 14 dias. Durante este período de tempo o aluno receberá material e lição de casa online e será realizado o acompanhamento pedagógico online. Após este período, e não apresentando sintomas, o aluno poderá voltar à escola normalmente. Esta regra também é válida para alunos, que possuam familiares próximos contaminados com o vírus.

A escola deverá ser SEMPRE informada sobre quaisquer ocorrências pela família e responsáveis.

2 – Quaisquer situações de contaminação comprovada com o Coronavírus: Caso o Aluno, Professor ou funcionário esteja sendo observado por contágio ou já possua o Coronavírus, ele(a) deverá ser afastado inicialmente por 14 dias.

Nestes casos, a Escola deverá ser imediatamente avisada!

Situação 2.1: Contaminação comprovada do Aluno com o vírus – afastamento de 14 dias, até que esteja em condições para retorno a instituição, tendo justificativa médica para voltar a frequentar a escola.

  • Aluno – acessa plataforma com material didático do bimestre
  • Professor – envia lista de exercícios e trabalhos/avaliações
  • Professor – Indica vídeos e canais do Youtube e envia lista de exercícios e trabalhos/avaliações

IMPORTANTE: A sala (classe) de aula do aluno, sua turma, ficará em quarentena de 7 dias, para se verificar outros contágios.

Situação 2.2: Contaminação do Professor/Colaborador com o vírus – afastamento de 14 dias, até que esteja em condições para retorno a instituição, tendo justificativa médica para voltar a frequentar a escola.

  • A Escola irá notificar os pais das salas de aula em que o Professor dá aula, para se verificar se alguém está com sintomas, bem como iremos notificar demais professores.

3 – Como funcionará a parte pedagógica para afastamento temporário de aluno?

No caso de afastamento do aluno temporariamente, o mesmo deverá ser acompanhado por médicos. Porém queremos que os alunos afastados continuem a estudar em casa (caso seja possível, e estejam em condições). Por isto relacionamos, abaixo, o que iremos fazer para acompanhamento pedagógico dos alunos afastados.

Para alunos do Fundamental:

  1. Professor deverá enviar exercícios práticos online pelo Classapp;
  2. Professor deverá ligar para os responsáveis pelo aluno para ver seu desenvolvimento, a realização dos exercícios, e o progresso nos ensinamentos;
  3. Os exercícios, se necessário, serão corrigidos. Resultado enviado aos Pais.

Para alunos do Médio:

  1. Professor deverá enviar esquema de estudos com as matérias a serem abordadas na plataforma de sistema de ensino;
  2. Exercícios práticos pelo Classapp serão enviados, com cópia para a Direção;
  3. Aluno deverá enviar os exercícios resolvidos ao Professor;
  4. Como parte do aprendizado, vamos começar a treinar “Sala de Aula Invertida” na escola;
  5. Os exercícios, se necessário, serão corrigidos. Resultado enviado ao Aluno;
  6. Iremos trabalhar em um sistema de provas individuais.

Situação Emergencial: Caso ocorra uma Situação Pandêmica em São Paulo (o que achamos altamente IMPROVÁVEL) ou caso haja Pedido da Secretaria da Educação e autoridades para quarentena das escolas.

Acreditamos que este seja um cenário extremo, com poucas chances de acontecer. Porém, que já aconteceu em alguns países. Por isto iremos adotar a estratégia da Escola ficar aberta de maneira virtual, sendo realizado o acompanhamento pedagógico e o uso de Ensino a Distância para alunos.

  • Professor
    • por meio da ferramenta Google Classroom disponibiliza vídeos de no máximo dez minutos com explicações sobre a matéria do planejamento regular previsto;
    • produz pelo menos 5 exercícios comentados do conteúdo desenvolvido no bimestre;
    • Utiliza fóruns para discutir com alunos, as dúvidas e questionamentos sobre os conteúdos;
    • Disponibiliza listas de exercícios, trabalhos e avaliações.
  • Aluno
    • Assiste aos vídeos, participa das discussões nos fóruns;
    • Faz as listas de exercícios, trabalhos e provas e devolve para o professor por meio da plataforma Google.

A Escola deverá manter sempre os responsáveis informados sobre qualquer procedimento ou contaminação de funcionários, alunos e professores.

 Prezados Pais e Colaboradores, ainda NÃO existem diretivas sobre os procedimentos em Escolas. Também achamos que o pior inimigo agora é o desespero ou discriminação. O vírus não apresenta sintomas muito graves para a maior parte da população. Tendo dito isto, devemos ficar alertas e achamos que com estas regras, podemos nos preparar para qualquer cenário, sem prejudicar as atividades pedagógicas da instituição.

Por fim, saliento que a DIRETORIA se reserva ao direito de alterar os procedimentos acima colocados de acordo com a evolução da crise ou de normas que sejam estabelecidas pelos órgãos competentes.

Atenciosamente,

Direção da Escola